sexta-feira, 26 de agosto de 2022

ETAPA 09 PONFERRADA - SAMOS

 ETAPA 09

PONFERRADA - 86KM - SAMOS

Tome a direção de Columbrianos através de campos rurais.

Etapa até Villafranca del Bierzo sem dificuldades.

A partir de Villafranca ( altitude 501) até Cebreiro ( altitude 1305m) etapa muito difícil sempre por caminhos de montanha da Serra dos Ancares passando por pequenas povoações até Cebreiro.

A partir de Cebreiro etapa a descer por trilhas e caminho agrícola e de montanha entre vegetação verde da Galiza.



VILLAFRANCA DE BIERZO

É uma última localidade expressiva da província de Castilla y Léon. Além de sua bela paisagem, a cidade tem diversas atrações com que se encantar. Uma delas é a igreja românica de Santiago, que data do século 12. Em uma de suas laterais está a "Porta do Perdão", onde os peregrinos que não conseguiam continuar a viagem até Santiago de Compostela por motivo de doença, recebiam o jubilo ao atravessá-la, como se tivessem completado todo o Caminho. Perto dessa igreja fica o Castelo-Palácio dos Marqueses de Villafranca. Porém, para contemplar residências palacianas, nada melhor que se dirigir à Rua da Água: entre escudos e brasões, aparecem alguns edifícios emblemáticos de Villafranca del Bierzo, como o Palácio de Torquemada, a Casa Mourisca e a casa natal do escritor Gil y Carrasco.

O CEBREIRO

Uma pequena vila com casas de pedra que já abrigava peregrinos desde 1072. A entrada ao Museu Etnográfico do Cebreiro é gratuita, onde você encontrará móveis e utensílios domésticos dos povos antigos que viviam nessa região.

Se você gosta de histórias de milagres que a ciência não explica, uma parada na Igreja Santa María La Real del Cebreiro é imperdível. Além de sua arquitetura atrativa, de estilo pré-românico do século 9, estão expostos o cálice e a patena do milagre, o relicário doado pelos reis católicos, o sepulcro dos protagonistas do milagre e o túmulo de Elías Valiña, o padre que por volta de 1300 saiu pintando as flechas amarelas do Caminho. Descubra qual foi o milagre do Cebreiro!

E quando a fome bater, prove as iguarias mais conhecidas da cidade: o Queijo do Cebreiro, que é cremoso e servido com mel, e o Caldo Galego, uma sopa feita de couve, batata, ervilhas e carne de porco. Alguns restaurantes não colocam carne e oferecem-na em versão vegetariana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário