terça-feira, 16 de agosto de 2022

ETAPA 02 AKERRETA - PUENTE LA REINA

  ETAPA  02

AKERRETA - 43KM - PUENTE LA REINA ( realizado até Estella)

Altimetria aproximada acumulada 663m 


Passagem por Pamplona

Subida até o Alto del Perdon será o trecho mais dificil com altitude de mais de 750 metros.

Descer por trilhas com muito cascalho. Em caso de Chuva é mais aconselhavel seguir por carretera NA1110 em direção a Astrain podendo seguir depois para Uterga onde encontrará novamente as flechas amarelas.

Em OBANOS sair 2 km do percurso para conhecer a ermita de Eunate com mais de 100 arcos em redor de uma igreja em forma octogonal. Esta Ermita fina no Caminho Aragonês que se junta ao caminho Francês em Ponte La Reina. 


 

PAMPLONA

É a capital da província de Navarra, fundada em 74 a.C. pelo general romano Pompeu sobre um povoado já existente chamado Iruña (ou Bengoda). Após as invasões bárbaras e muçulmanas nos séculos 6 e 8, a nobreza local, aliada à família Muladi Banu Cassi, conseguiu consolidar um reino cristão vassalo dos muçulmanos no século 9, e o Reino de Pamplona, que viria a ser o Reino de Navarra, se tornaria completamente independente em 905, tendo seu auge no século 11, quando chegou a ser o mais poderoso reino ibérico cristão.

Atualmente a cidade de Pamplona é conhecida em todo o mundo graças às festas de São Firmino (ou Sanfermines) que acontece anualmente entre os dias 6 e 14 de Julho. Milhares de pessoas comparecem às festividades para viver o risco e a emoção de seus populares encierros (largadas de touros) e as touradas. Durante nove dias, vestidos com traje branco e vermelho típico, pamploneses e visitantes deixam-se levar pelo espírito festivo que invade as ruas, apesar de nos últimos tempos, alguns protestos organizados por pessoas que se opõem à utilização de touros e touradas nos festejos terem feito parte do evento.

 

Entre os monumentos mais representativos de Pamplona encontram-se a catedral, as muralhas da cidade e a Plaza de Toros, inaugurada em 7 de julho de 1922, há 100 anos. É a terceira maior praça de touros da Espanha (atrás da praça de touros de Madrid e do México) e tem capacidade para aproximadamente 20.000 espectadores).

 

ALTO DO PERDÃO

É um ponto de interesse famoso do Caminho, a uma altitude de aproximadamente 770 mts. Além do monumento ao peregrino, os moinhos de vento do parque eólico de El Perdón também saúdam os peregrinos. O vento forte é uma característica do lugar,  “onde se cruza o caminho do vento com o das estrelas”.

 

“Esta etapa do Bike Compostela começou com uma escalada monumental pelo monte El Perdón – uma serra ao sul de Pamplona. No topo onde hoje há turbinas eólicas, antigamente havia um hospital de caridade. O portal de pedra é um marco para os peregrinos, que ao alcançá-lo obtêm a remissão de todos os pecados – ainda que não cheguem ao destino final. Também pudera: depois de tanto esforço, nada mais merecido!” (Alexandre Nascimento, jornalista e bicigrino)

Percurso a descer do Alto del Perdon com trilhas com muitos cascalho. Muitas trilhas no mato neste percurso.

 

Obanos= fica a 2 km do percurso do Caminho onde esta a Ermita de Eunate. São 100 arcos cosntruidos ao redor da igreja Octogonal.

 

PUENTE LA REINA

Outro marco do Caminho. Essa cidade possui esse nome devido à maravilhosa ponte de pedra medieval, estilo românico de cinco belos e perfeitos arcos, cuja construção foi ordenada no século 11. É um vilarejo eminentemente compostelano, com restos de muralhas e diversas construções religiosas.

Entre seu acervo monumental destaca-se a Igreja do Crucifixo, românica tardia do século 12 e ampliada no século 14, cuja fundação se deve aos cavaleiros templários que instalaram o albergue. A Igreja de Santiago El Mayor, construída no século 12 e ampliada posteriormente, conta com um bonito portal românico com influências mouriscas, planta em cruz latina e abóbadas de cruzaria estrelada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário