sexta-feira, 26 de agosto de 2022

ETAPA 08 LEÓN – PONFERRADA

 ETAPA 08      

LEÓN – PONFERRADA

Aproximadamente 104 km


Etapa de maior quilometragem. 

Saida de Léon pelo parque industrial rumo a Trabajo. O percurso acompanha a N120. Voltara a ver campos agrícolas. 

Em San Martin Del Camino tome a direção de Hospital Puente de Órbigo pela estrada e depois de passar a antiga Puente Passo Honroso, siga por caminhos rurais com algumas subidas até acidade romana de Astorga.

De Astorga até Foncebadón tem etapa de sempre a subir que marca a entrada em terreno montanhoso. O percurso em em linha reta. Foncebadón é uma pequena aldeia que vive exclusivamente do caminho.

Mais 2 km até chegar na Cruz de Ferro. Percurso provavelmente mais difícil do caminho.

Suba até Manjarín, o ponto mais alto do Caminho. depois descer por trilhas até a chegada em Ponte Ferrata.


ASTORGA

O local era um ponto de encontro dos peregrinos que vinham de dois caminhos: do Caminho Francês e da Via da Prata. De acordo com os primeiros registros escritos, Astorga costumava ter 25 refúgios de peregrinos na Idade Média. Atualmente, o destaque da cidade é o Palácio Episcopal desenhado por Antoni Gaudí, famoso arquiteto espanhol, que hoje abriga o Museo de los Caminos. A construção começou em 1889 mas o artista não finalizou completamente a obra por falta de pagamento.

 

CRUZ DE FERRO

"Logo nos primeiros quilômetros – após uma subida vigorosa – chegamos à famosa Cruz de Hierro, um dos pontos mais importantes do Caminho de Santiago de Compostela. Ali, cada peregrino é convidado a deixar uma pedra, trazida desde o país de origem e carregada durante toda a viagem. A tradição começou com os primeiros peregrinos, ainda no período românico. A pedra atirada sob a cruz de ferro situada em um mastro de carvalho de 7 metros simboliza todos os pecados e problemas que “levamos” em nossas vidas. A partir daquele ponto, eles ficam para trás, deixando nossa vida mais leve.” (Alexandre Nascimento, jornalista e bicigrino)

 

CASTELO DE PONFERRADA

O Castillo de los Templarios é uma construção soberba. Nele funciona a Biblioteca Templária e o Centro de Investigação e Estudos Históricos de Ponferrada, com cerca de 1.400 livros entre os quais estão incluídos fac-símiles de obras de Leonardo Da Vinci.

Em sua origem foi um castro (um castelo antigo, uma fortificação de origem pré-romana) e no princípio do século 12, os templários tomaram posse da fortaleza, reforçando-a e ampliando-a para servir como palácio habitável e como proteção da passagem dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela. O edifício tem planta quadrada irregular e nele se destaca, acima de tudo, a entrada, que é realizada atravessando o fosso sobre uma ponte levadiça e, mais adiante, dois grandes torreões com merlões unidos por um arco. Suas doze torres originais reproduziam as formas das constelações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário