terça-feira, 16 de agosto de 2022

Compostela 2022 primeira etapa

 BIKE COMPOSTELA 

CAMINHO FRANCÊS EM 11 ETAPAS

 

ETAPA 01

ST JEAN PIED DE PORT - 59KM - AKERRETA

Altitude acumulada 1050m/ Altitude máxima 1540

Descrição.


A beleza da primeira etapa combina com a sua dureza. São paisagens de novela e caminhos dos sonhos que te fazem sentir a dor nas pernas. Inicio é só seguir as marcas oficiais. Atenção aos dias de neblia, pode facil de se perder. Logo no inicio uma dura subida da as boas vindas aos ciclistas. Importante levar pouco peso e estar abituado a utilizar a bicicleta assistida, ou estar com as pernas acostumadas a duras subidas para quem prefere ir com bicicleta normal. Opção de lanche em 7 km na localidade de Orison. Neste trecho pode ser importante levar uma reserva da agua extra.

Alguns trechos do caminho são exclusivos para pedestres, vale a pena seguir por asfalto. 

Outros trechos são de estradinhas de terra e depois do abrigo uma dura subida por estradinha de cascalho, mas é poossivel subir pedalando. Na fronteira um trecho pequeno será necessario empurrar a bicicleta. 

Chegando no alto inicia uma otima bajada até chegar no capela Del Salvador e Monumento a Roldan e asfalto. Dali vale seguir rapidamente a descer por asfalto até Roncesvalles. 

Vale a pena um lanche na lancheria do lugar antes de seguir no dia.

Em Roncesvalles tem a famosa placa para fotos= Santiago de Compostela a 790 km.

Trecho em trilhas na floresta ao lado do asfalto.

Depois de Roncesvalles até o local do pernoite, são mais dois trechos em subidas, em 8 km até Alto de Mezkiritz e em 16 km Carrovide 909m e Monte del Erro 801 m.

Até Akerreta são trechos mais tranquilos.

Realizado 67 km e mais de 1700 m de altimetria acumulada.

 

PIRINEUS E SAINT JEAN PIED DE PORT

Uma cadeia de montanhas que faz divisa natural entre França e Espanha. Você encontrará o gigante dos Pirineus na primeira etapa do pedal, entre a vila francesa de Saint Jean Pied de Port, ponto de partida do Caminho Francês, e a próxima cidade de pernoite, já em terras espanholas. A Igreja de Notre Dame e o portal são atrações da Rue de la Citadelle, onde acontece a foto oficial de bicigrinos na partida do pedal, uma linda recordação do início da viagem.

 

 “O trecho que separa as cidades de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, de Roncesvalles, na Espanha, tem apenas 27 quilômetros. Mas quem pensa que pode ser fácil pedalar por ali está cometendo, na melhor das hipóteses, uma tremenda heresia. Essa não é uma experiência que pode ser medida com a régua que avalia uma aventura ciclística. É algo maior e muito mais profundo.” (Alexandre Nascimento, jornalista e bicigrino)


RONCESVALLES

É uma pequena cidade na região de Navarra, tendo como nome oficial Orreaga-Roncesvalles. Ela está aninhada nas montanhas aos pés da passagem de Ibañeta, uma rota de comunicação usada pelos celtas e godos durante séculos para atravessar os Pirineus entre França e Espanha. Uma estrada romana também passou por aqui, ligando Bordeaux, na França, com Astorga, na Espanha.

 

Graças ao boom das peregrinações no Caminho Francês de Santiago, no século 13 foi construída a Igreja Colegiada Real de Santa Maria de Roncesvalles, dando forma ao centro populacional que sobrevive até hoje. Uma vila simpática de apenas vinte habitantes com um pouco de história. Todos os monumentos e lugares para se ver em Roncesvalles estão relacionados a esses eventos históricos. É uma boa parada para um passeio!

Após Roncesvales o Caminho continua por agradáveis trilhos nas florestas. Uma subida em Espinal e outra em Erro, mas depois a descer. Antes de Zubiri a travessia do bonito rio Agra. Larossa fica depois da ponte Gotica dos Bandidos datada do século XII.

 

 

CHISTORRA NO BAR VALENTIN, EM ZUBIRI

“Já na parada para o almoço, no povoado de Zubiri, pode-se provar a famosa txistorra do Valentin – uma espécie de linguiça artesanal, feita por uma mercearia local, e que já foi tricampeã em um concurso equivalente ao “Melhores da Veja” na Espanha.” (Alexandre Nascimento, jornalista e bicigrino)

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário