segunda-feira, 8 de junho de 2015

Relato referente à Caminhada da Imigração Italiana 2015

Em 2007 pedalei o Paris Brest Paris Randonneur 1200km (PBP). Para entendimento explico rapidamente que é um evento onde o ciclista tem até 90 horas para percorrer um percurso de 1227km com largada próxima a Paris, ida até Brest e retorno a Paris.

       Durante o percurso do PBP 2007 eu encontrava a beira da estrada diversas pessoas, muitas crianças, oferecendo café, água, bolo, biscoitos aos ciclistas viajantes. A cultura ciclística e a paixão pelo ciclismo na França são bem diferentes da cultura, apenas futebolística, aqui no Brasil. Alguns moradores ofereciam cama para pernoite aos ciclistas. Viajava concentrado e no primeiro dia hesitei em parar nestes locais, pois não queria perder tempo. Em um dos trechos do percurso, já no segundo dia de viagem, resolvi parar por curiosidade e aceitei café e biscoito de um casal de crianças. O café era bom, os biscoitos também, mas ótimo foi poder conversar com aquelas crianças e ver a alegria destas em estar ali recebendo os ciclistas. No alto de uma subida longa encontrei um casal que estava de carro estacionado ao lado da estrada de onde ofereciam café, banana, água. O carro estava com o bagageiro lotado de bananas. Aceitei uma banana, mas queria poder conversar um pouco com aquelas pessoas. A pergunta era quase sempre a mesma: de onde você é? Quando disse que era brasileiro o senhor ficou feliz em poder me dizer algumas palavras em português.
       Estas paradas e conversas rápidas passaram a ser uma motivação extra para seguir pedalando. Na terceira noite, pedalava em um trecho de floresta e avistei ao longe um grupo grande de ciclistas parados na estrada. Imaginei um acidente de transito, o que seria o mais provável em nossas estradas brasileiras. Cheguei perto e não avistei acidente.  Não conseguia entender e só comecei a me dar conta depois de perguntar a alguém: o que aconteceu? Esta pessoa me respondeu de forma preocupada e apressada: Quer café, água, bolo? Estava cansadíssimo, mas excepcionalmente vivo devido à excitação de estar ali e por ser testemunha do que estava vendo. Em frente a um casarão várias pessoas trabalhavam de forma anônima, gratuita e voluntária para servir os ciclistas que estavam na maioria muito cansados.
    No Brasil, nunca mais havia presenciado algo assim e nem imaginava que algum dia chegaria a presenciar algo semelhante aqui.  Durante a Caminhada da Imigração Italiana, chegamos defronte à casa de alguém que, também de forma anônima, gratuita e voluntária deixou um banquete a espera dos caminhantes participantes.
Todos me perguntavam, é para nós? Você sabia disto Faccin? Eu apenas respondia que isto não estava programado e não estava sabendo.  Um filme passou nos meus pensamentos resgatando as sensações e lembranças do PBP. O que eu havia vivido em 2007 na minha memória foi no dia de ontem. Fiquei muito surpreso e emocionado. Ninguém estava ali nos esperando e não poderia seguir sem conhecer e conversas um pouco com o morador. Fui o primeiro a chegar no portão e poder conversar com o seu Volmar. Disse que para ele  eu tirava o chapéu, e, não apenas isto, dava o meu chapéu de presente e foi o ato simbólico de agradecimento. Fizemos algumas fotos, mas eu não fiquei mais ali ao lado. Voltei à estrada e os pensamentos não pararam. 

Foi muito emocionante.   A atitude do morador da Linha Borges foi o reflexo do espírito da Caminhada da Imigração Italiana.
“ 19-Não ajuntei para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntei para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças, nem as ferrugens e os ladrões não furtam e nem roubam. Porque onde esta o teu tesouro esta também o teu coração. 22-O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado”. Mateus 6.

---------------------------

Nunca mais estaremos todos juntos reunidos, mesmo que isto acontecesse, a paisagem, o clima, não seria exatamente o mesmo. Este dia foi único e só pudemos vive-lo uma única vez. Foi um feito incrível ter todas estas pessoas tão legais juntas, caminhando na mesma direção em locais tão lindos. Felizes os que tiveram esta oportunidade. Que bom poder ter estado junto com todos vocês.

Luiz M. Faccin

Um comentário:

  1. "Porque onde esta o teu tesouro esta também o teu coração." Se as pessoas tivessem a alma e os olhos mais puros, valorizassem mais as relações de amizade e os bons e pequenos atos que fazem o outro sorrir, com certeza nosso mundo seria melhor. Obrigada pela lição família Biasibetti. Obrigada

    ResponderExcluir