quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tweed Ride Santa Cruz do Sul 2017

 
O evento de ciclismo tem como ideia original, juntar um grupo de pessoas que se vistam com trajes diferentes, como terninhos tweeds e saias longas.
Não é um desfile a fantasia e nem desfile típico, e sim um desfile de moda e elegância. È um evento de Ciclismo Chic que visa também mostrar a beleza de andar de bicicleta como nos velhos tempos. È um passeio urbano com estilo em que as pessoas se reúnem e vão até algum lugar, para tomar um chá, ou para um piquenique. Um dos objetivos deste passeio também é o de conscientizar a população do uso da bicicleta. 

Tweed Ride ou Tweed Run é um encontro e passeio de bicicleta, onde os ciclistas se vestem em trajes de época, ( geralmente a partir da década de 40, ou antes) em especial em roupas de Tweed. Tweed para quem não conhece, é um tecido com fios de lã. A tecelagem dele é feita, normalmente, em ponto sarja, podendo ser também tecidos com fios macios e suaves, outros com fios mais duros e resistentes. Foi criado ao longo das margens do rio Tweed, que separa a Inglaterra da Escócia, por isso seu nome.
No passeio qualquer bicicleta é aceitável, mas é imprescindível que o ciclista esteja vestido roupas de estilo clássico/ antigo. Para o concurso de elegância será analisado o conjunto ciclista+ bicicleta + acessórios e neste caso será pontuado a antiguidade e modelo da bicicleta. A idéia é recriar o espírito de décadas passadas, onde haviam passeios elegantes sobre duas rodas.
O primeiro Tweed Ride ( Tweed Run) foi realizado em Londres em janeiro de 2009, depois foram realizados diversos passeios “tweeds” semelhantes em outras cidades espalhadas pelo mundo, como San Francisco, Boston, Chicago, Filadélfia, Toronto, paris, Sidney, Tóquio, Washington e outros.
Agora teremos também um Tweed Ride em Santa Cruz do Sul
Durante o passeio será realizado o concurso de elegância onde será feita a escolha do cavalheiro a dama e a criança mais elegante. A escolha será realizada por uma comissão de jurados.
Data= 09-07-2017
Horário 13h
Local largada= Av. Dep. Euclides Kliemann 544 Santa Cruz do Sul, RS

Premiação aos escolhidos no Tweed Ride, Dama, Cavalheiro, Jovem (menor de 15 anos) e Ciclista com bike fixa, mais elegantes, irão receber uma medalha. Um incentivo para estar o mais elegante a Moda Antiga possível.
A premiação do Tweed Ride é apenas um motivador e uma maneira de valorizar os participantes que estiverem mais elegantes. Não é uma competição e nem um motivo para disputas.
Para a definição dos merecedores do titulo de mais alegante de cada categoria será realizada a escolha através de um grupo de jurados.
Na categoria Jovem serão considerados os participantes até 15 anos de idade completados até o dia do evento;
Na categoria Ciclista Fixie Gear poderá concorrer o ciclista que participar do passeio utilizando uma bicicleta sem câmbios e sem roda livre;
Para a escolha dos mais elegantes será considerado o conjunto, ciclista, bicicleta a acessórios;
Em caso de empate entre dois participantes, o que estiver com a bicicleta mais antiga e original será o escolhido como mais alegante, ou seja, a bicicleta é o fator de desempate. Na categoria Fixie Gear a antiguidade e modelo da bicicleta não tem a mesma relevância do que nas demais categorias.
Para a escolha cada um dos ciclistas deverá posar para uma foto em frente a prefeitura municipal de Santa Cruz do Sul, prédio localizado na Praça da Bandeira. Para participar o ciclista deverá ter participado do passeio desde a largada na Av, Dep, Euclides Kliemann 544, mesmo que empurrando a bicicleta. A escolha dos jurados e soberana.


 Imagine um evento de moda antiga, um concurso de elegância, que valorize a arquitetura e pontos turísticos, sem deixar de ser um evento ciclístico movido pela paixão pela bicicleta. Imagine um evento único, singular, lindo, no qual a arte e a beleza são mais importantes do que o desempenho e a força.  Imagine um encontro, um pic nic, uma festa da fotografia, no qual a velocidade é a de fazer parar o tempo, melhor, as imagens nos fazem voltar no tempo. Imagine um espetáculo onde o publico faz parte do show, um teatro, um passeio imperdível. Isto é o Tweed Ride Santa Cruz do Sul.

Video do Tweed Ride Santa Cruz do Sul Veja em= https://www.youtube.com/watch?v=sP6c5KhNFrU&feature=youtu.be

O Evento Tweed Ride visa:
- promover o uso da bicicleta e a confraternização entre os participantes;
- divulgar e valorizar a arquitetura, os prédios históricos e espaços públicos da cidade;
- valorizar a cultura e empresas locais;
- mostrar a beleza da bicicleta e a elegância de pedalar como acontecia nos velhos tempos;
A bicicleta é mais do que um veiculo para ser usado com fins esportivos, competitivos ou como um brinquedo.
Pedalar é ser elegante, ecológico e inteligente.

Este evento é um evento simples e alternativo onde a alegria esta na participação da cada um. O espetáculo é estar presente. A elegância a gente encontra no caminho.

A Ideia é cada participante levar o seu lanche e bebida para consumo na chegada que será na Praça da Bandeira. O lanche poderá ser levado na própria bicicleta, em cestas, bagageiro, ou em bolsas e acessórios de época pendurados ao corpo. Vale a criatividade também no lanche e bebida.
Os ciclistas participantes deverão ter cuidado com o transito de veículos e evitar trancar a rua. também é necessário ter cuidado com os demais ciclistas, pois algumas bicicletas antigas são bem mais difíceis de manobrar do que as bicicletas modernas. Evite frear bruscamente e interromper a passagem do ciclista da frente. O passeio não é uma competição e não teremos presa, em alguns locais possivelmente teremos ciclistas caminhando e empurrando a bicicleta. Também será preciso observar as vestimentas que podem causar transtornos e acidentes, principalmente para as mulheres que estiverem utilizando vestido longo.


Orientações extras para o Tweed Ride:
- Chegue ao local da largada com antecedência;
- Confira a sua inscrição e retirada dos tickets;
- Confira os detalhes da bicicleta antes da largada, pressão dos pneus, altura do selim, andamento com a vestimenta. Não espere a largada para perceber os possíveis problemas.
- Se a bicicleta estragar durante o percurso, não se preocupe, caminhe e lembre-se que estaremos no século passado, sem muita pressa.
- Caso você precise retirar sua bicicleta na Faccin Bicicletas, vá à loja entre as 10:30 e 11:30 para realizar os ajustes finais.
- O evento não possui hora certa para acabar. No entanto, há previsão de que as premiações sejam encerradas pelas 18hrs.
- Participe do picnic e das demais premiações!

A cada ponto de parada serão realizadas fotos do grupo de ciclistas e haverá uma rápida explanação sobre a história do prédio;
Os locais de paradas são:
1 - Praça Getúlio Vargas em frente a Catedral São João Batista;
2 - Antiga Estação férrea de Santa Cruz do Sul;
3 - Igreja Evangélica;
5- Castelinho Shutz e Kanomata
6- Casa Textor
7- Praça da Bandeira.
8- Cervejaria Proeza Bier

Por fim, divirta-se!


Expectativa para o Tweed

Em 2015, no 1º Tweed Ride a expectativa inicial era de aproximadamente 20 ciclistas. Durante a divulgação o número de interessados foi crescendo, houve grande esforço para conseguir bicicletas e, antes do evento, tínhamos 40 confirmados no evento do Facebook. Por fim, participaram 65 ciclistas no evento, superando em muito a expectativa inicial.
Em 2016, mais de 50 ciclistas. Além disso, foi mais organizado e com atrações extras, Jurados identificados, pipoca, carro antigo na praça e outros.
Em 2017 a expectativa é de manter a média de participantes, mas a quantidade não é o foco e sim a elegância do evento.

Observações:
- Não realizaremos inscrições antecipadas.
- Antes da largada iremos distribuir tickets para retirada de brindes durante o evento - visando melhorar a organização e contando com a presença de, em média, 60 ciclistas.
 

Um evento a moda antiga, mas muito moderno, um evento da moda moderna e que é uma tendência em países do primeiro mundo
Veja exemplos  eventos semelhantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário