sexta-feira, 9 de junho de 2017

Dicas para Caminhada Imigração Italiana

Dicas para Caminhada 


Para o iniciante na caminhada que queira participar da Caminhada Imigração
A maior parte dos meus amigos é ciclista e fica curioso de como seria caminhar um evento.
Em uma caminhada mais longa, da mesma maneira que nas provas de ciclismo de longa distância o que pode causar dificuldade são as áreas de contato.
Nas caminhada o que tem mais contato são os pés contra o calçado, meias e devem segurar o nosso peso contra o solo. Também existem, ou podem existir atrito de uma parte do corpo com a outra, exemplo as virilhas.
Virilhas, áreas de atrito do corpo. Recomendo o uso de creme contra atrito e assaduras, que é mais utilizado por ciclistas: segue uma opção:

outra opção de creme=

Utilizar nas áreas de atrito e colocar já antes do início da caminhada.

Pés. 
Usar creme anti atrito, ou vaselina sólida.
Direto nos dedos, calcanhar e região do pé que tem mais contato contra meia e calçado. Não economizar nesta vaselina/ creme. 

Meias: Muito importante. Devem ser de boa qualidade, ter costura plana, ajudar a manter os pés mais secos, evitar atrito. As melhores para caminhadas longas são sem dúvida as da marca Lorpen. 
Infelizmente esta marca de meias não esta mais sendo importada para o Brasil e esta a cada dia mais difícil encontra-las. Pesquise por meias técnicas para caminhada, com Coolmax ( deixam o suor afastado da pele).
Opção de produto=

Calçado
Muitas opções possíveis, mas recomendo uso de tênis. Uma caminhada mais rápida tipo Audax geralmente é caminhado em estradas de terra, com algumas pedras soltas. Nunca usar calçado novo em uma caminhada longa. O melhor é o uso de tênis, por ser mais leve, não é necessário o uso de botas, mas recomendo os utilizados em corridas em trilha, ou corrida de aventura. A marca mais utilizada é da Salomon, que em minha opinião são sem dúvida os melhores. Algumas características, leve, eliminação de suor, cadarço elástico, palmilha anti odor, amortecimento de impacto, garradeira no solado e proteção para a sola do pé nas pesadas em pedras.
Vale a pena experimentar o tênis com uma meia mais grossa. Este tipo de tênis fica bem justo e firme no pé e é importante conferir o tamanho mais adequado.

Suor- vale lembrar que o principal causador de bolhas nos pés é a umidade, por isto a importância do calçado e meia de boa qualidade e da vaselina.
Evitando as bolhas e dores nos pés a caminhada já estará bem mais fácil. Vale lembrar do alongamento, aquecimento e de algum treininho é claro. Alguma dor ou incomodo durante a caminhada vai ser tirada de letra com estes cuidados básicos, principalmente se o participante não é um sedentário.
O participante que desistir poderá se deslocar até o ponto da chegada com uns dos carros que estarão trabalhando no apoio.

O que levar na Caminhada Imigração Italiana?

No mínimo uma garrafa de água, quem tiver uma mochila pequena com bolsa de hidratação vai ser bem útil. O tempo de aproximados 40 minutos entre uma parada e outra é muito longo para uma caminhada sem beber.
Algum lanche rápido para reposição energética durante a caminhada: Barra de cereal, gel de carboidrato, amendoim salgado, isotônico.
Protetor solar para reposição durante a caminhada.
Vai estar frio, o uso de jaqueta corta vento é importante.
O uso de óculos de sol, roupa com proteção solar e chapéu/ boné é recomendado
O uso de bastões de caminhada é útil, principalmente nos trechos de descida.
Maquina fotográfica, ou celular com câmara.
Documento de identidade, ou outro documento de identificação.
Algum dinheiro para alguma compra durante a caminhada.

Boa Caminhada da Imigração
Texto de Luiz M. Faccin

Nenhum comentário:

Postar um comentário