quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Desafio Rio Pardinho de Mountain Bike


Pedal de 76 km seguindo o Rio Pardinho. Não é competição. Inicio no município de Gramado Xavier e chegada em Santa Cruz do Sul. Percurso seguindo as margens do Rio Pardinho utilizando o máximo possível trilhas e estradas de terra. 
Locais de parada obrigatória para alimentação e hidratação.
Numero de vagas deverá ser limitada devido a estrutura de transporte dos ciclistas e bikes até o local da largada.

Algumas fotos do percurso= 
Trecho inicial
https://www.facebook.com/luiz.faccin/media_set?set=a.10151799729889599.1073741857.561004598&type=3
Segunda parte do percurso
https://www.facebook.com/luiz.faccin/media_set?set=a.10151472669804599.1073741836.561004598&type=3

Desafio Rio Pardinho
Na semana passada em um dia de muita chuva, fomos de carro visitar o percurso do desafio Rio Pardinho. Descobrimos que é possivel fazer de carro 90 % do percurso deste desafio, o que viabiliza a realização do evento, mesmo em caso de chuva. O que pode acontecer é uma travessia de rio em ponte baixa estar interditada e somente neste caso os ciclistas serão obrigados a passar por ponte de arame.
Foi possível constatar novamente que o percurso é lindo, tem muitos trechos de ladeira abaixo, mas tem subidas curtas e fortes- várias- o que torna o passeio um desafio.
Iremos estar seguindo o Rio Pardinho iniciando o pedal na cidade de Gramado Xavier, passaremos bem próximo a nascente do Rio Pardinho. O Rio Pardinho será apenas um arroio neste local. Andaremos nos municípios de Gramado Xavier, Boqueirão do Leão, Sinimbu e Santa Cruz do Sul.
Seguiremos o mais próximo das margens do Rio Pardinho e nas estradas de menor transito de veículos e as mais bonitas, nem sempre as mais planas e mais rapidas para se pedalar. Teremos vários trechos de estrada com tunel verde de mata e também alguns pontos próximos a penhascos. Teremos pontos de paradas obrigatórias, onde todos os ciclistas participantes deverão esperar a chegada do último ciclista antes de reiniciar o pedal. Quem estiver a fim de competir, de chegar cedo em casa, quem não estiver muito treinado, deve refletir sobre a sua participação, ou não, neste evento. Quem tem algum preparo, gosta de fotografia, cascata, mato, alguma subida e um pouco de desafio não pode perder. Teremos uma parada para almoço, durante o percurso! Teremos carro de apoio que estará próximo aos ciclistas, mas não estará constantemente ao lado de cada um. Estaremos pedalando por grandes distancias onde não existe cobertura de telefone celular. Os primeiros 25 quilômetros do percurso não terão a opção de desistir da pedalada e nem opção de socorro médico, pois não existe condições de colocarmos uma ambulância no local. Teremos estojo de primeiros socorros no carro de apoio. O evento é pensado de maneira a pedalarmos nos locais mais bonitos e de maneira mais segura e não na maneira mais fácil de organizar.

O valor da inscrição é de R$100,00 e cobre os custos de
- transporte de ciclistas e bicicletas até o local de largada que fica a 80km do local de chegada;
- Café da manha simples, um sanduiche e um café antes da largada;
- Seguro de acidentes;
- Almoço durante o percurso, provavelmente galinhada com bebidas não inclusas;
_ Carro de apoio durante o percurso;
- Água e frutas nas paradas previstas do percurso;
- Carro resgate no final do evento para os desistentes;
- Guias que estarão orientando o andamento e localização do caminho correto.
Não teremos luxo neste evento.
Não teremos camiseta, medalha, sorteio de brindes, patrocinadores ( apenas apoiadores e voluntários).
Os custos do evento são altos e por isto não temos como fazer desconto no valor da inscrição. Quem preferir ir por conta até o local da largada não terá desconto, pois o valor do transporte das bicicletas será o mesmo para um numero previsto de 50 participantes.
Após os 50 inscritos provavelmente organizaremos uma lista de espera com possibilidade de transporte de ciclistas e bikes em outros veículos com custo, mas a confirmar e após a analise das possibilidades e custos.
A confirmação da inscrição será com o comprovante de depósito/ pagamento.
O transporte de bicicletas será realizado em caminhão furgão com as bicicletas amarradas isoladas por saco bolha, papelão e cobertores.
Os ciclistas locais, para ganho de tempo de melhor acondicionamento das bicicletas, deverão realizar o acondicionamento das bicicletas no sábado, dia 17 de outubro, a tarde. O caminhão com as bikes estará chaveado e em local fechado e seguro.

Cada participante inscrito dever assinar um termo de responsabilidade e acordo de implicação de risco antes da largada.
Cada participante deve ter um mínimo de auto suficiência durante o andamento do evento que permita a sobre vivência entre um ponto de parada e outro.
Cada participante deve ser responsável pela própria segurança e deve estar atento aos riscos da estrada;
Prepare-se para um evento lindo e cansativo de um dia inteiro. Avise a esposa ou marido que não vai chegar a tempo para o almoço, mas deverá estar vivo na janta de domingo.
O local de embargue de ciclistas e passageiros será no campus UNISC de Santa Cruz do Sul e este será o local de término do pedal.
Mais informações serão divulgadas em breve e enviadas aos ciclistas inscritos.
Horários;
Prazos de inscrição;
Local de encontro.

Este será um evento experimental que servirá de base para a realização de um evento com possibilidade de participação de mais ciclistas no próximo ano.


Desafio Rio Pardinho 
Largada em Gramado Xavier.
Colônia São Paulo= Primeira Parada 14 km
Salto Rio Pardinho= Segunda Parada 20,9 km
Graxeira- Linha Rio Grande- Parada Almoço= 34 km 
Sinimbu= Parada 50 km
Rio Pardinho= Parada 62 km
Santa Cruz do Sul UNISC= 76 km Chegada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário