segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pedalando no velódromo

Olhando algumas das atualizações na internet  encontrei a foto da Equipe Caloi de ciclismo de pista. 
 
Olhando a foto fiquei vendo o velódromo no fundo,  lembrei da minha adolescência.
Na época quando  tinha um caderno de anotações. No caderno anotava as minhas viagens de bicicleta, primeiro com uma Monareta, depois uma Barra Circular, depois Monark 10 e então com uma Caloi 10, um sonho de consumo da época. Na contra capa do caderno colei uma foto, recorte de alguma revista, de um velódromo de madeira, provavelmente  do Vigorelli de Milão (http://www.vigorelli.org/index.html ).  Após cada pedal anotava no caderno o percurso, data, distancia a tempo, não existia ciclo computador e não tinha um velocímetro. A foto do velódromo era um sonho de algum dia pedalar em um, coberto, inclinado de madeira e limpo. Sonhava em conhecer algum, te-lo perto de casa para pedalar com a minha velha Caloi 10.
Lembrei também do ciclista Eder Costa Barcelos, que treina sozinho em uma pista asfaltada de atletismo com 400m, que pedala 45km em uma hora, que gira vinte e nove mil quilômetros por ano movido por paixão, que usa uma Monark 10 para fazer isto, que treina duas vezes por dia e que não conhece um velódromo.

 Lembrei que, mesmo que em uma bicicleta de pinhão fixo, a roda gira, o mundo gira e o sonho ficou esquecido. Hoje pedalo em uma bici de pinhão fixo, perto ou longe, no asfalto ou paralelepípedos, na cidade ou viajando, mas nunca pedalei em um velódromo, nem de concreto.  
Fiquei pensando que a equipe da Caloi terá uma missão que parece impossível, conseguir alguma medalha para o Brasil em ciclismo de pista nas olimpíadas do Rio 2016. O trabalho será grande e serão muitas as dificuldades, mas os atletas da equipe Caloi já podem se considerar privilegiados, pois pedalam em um velódromo.
 Lembrei que estão querendo desmontar  o velódromo existente para a construção de outro para as olimpíadas. Um Brasil tão grande e não tem um velódromo olímpico?
 Bom seria se todos os adolescentes ciclistas e os ciclistas apaixonados, os “Eders”,  tivessem a oportunidade de um dia treinar em um velódromo.
Como disse um ciclista do Burkina Faso:"..., o problema é encontrar o que comer".
Parabéns a Caloi.
Bons treinos e muita garra aos ciclistas.
Bons sonhos para quem pedala.

 Luiz M. Faccin
Julho 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário